Plano integrado contra o crack começa pelo Rio de Janeiro
25/01/2012 - 17h53
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Rio de Janeiro será o primeiro estado a participar do plano integrado de enfrentamento ao crack, lançado no fim do ano passado pelo governo federal. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes vão assinar amanhã (26) o acordo de adesão ao plano.
De acordo com o Ministério da Justiça, o pacto entre as três esferas de governo tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.
O conjunto de ações para o enfrentamento ao crack tem previsão de investimento de R$ 4 bilhões até 2014. As ações estão estruturadas em três eixos – cuidado, prevenção e autoridade – e serão desenvolvidas de forma integrada com estados e municípios.
O novo plano é uma atualização do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, criado por decreto em maio de 2010. Entre ações está a atenção aos usuários, a ampliação da rede de atenção, a capacitação de pessoas que trabalham no tratamento de usuários de drogas, entre outros.
Além de Cardozo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os secretários executivos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes, e da Secretaria de Direitos Humanos, Ramaís de Castro, participarão do evento.